O Campo de Difusão de Tecnologia da Coopermota (CDT) é o espaço onde a Coopershow é realizada anualmente há mais de 10 anos. A área é utilizada para a apresentação de diversos experimentos com trabalhos sobre as culturas de milho, soja, mandioca, banana, cana-de-açúcar, trigo, adubação verde, dentre outros. Os ensaios envolvem o controle de ervas daninhas, técnicas de manejo pós-colheita, análise de nutrição de plantas, levantamento de pragas emergentes, rotação de culturas, entre outras atividades. Por meio dessas iniciativas a cooperativa intensifica o trabalho de repassar a tecnologia para os agricultores e ainda oferecer oportunidades para que eles possam diversificar a propriedade com atividades que garantam boa rentabilidade. No Campo de Difusão, as culturas, o solo e o clima reproduzem características das propriedades rurais do entorno, de forma que as tecnologias indicadas são adaptadas à realidade regional.
Contudo, antes de ser utilizado para a Coopershow, o espaço foi local exclusivo de pesquisas e experimentos, não só da cooperativa, como também de institutos como a Embrapa, Fundação Meridional, IAC/APTA, além de empresas parceiras que utilizaram o Campo de Difusão para a realização de trabalhos técnicos e comerciais. O espaço, localizado em Cândido Mota, com um total de 14,5 hectares, começou a ser adaptado para tais fins em 1992, quando a Coopermota deu início ao manejo do solo de uma antiga área de café e eucalipto para a realização de cultivos voltados à pesquisa.
Em 2003, foi criado o Campo de Difusão, propriamente dito, voltado para pesquisas em agronegócios. Em 2007, este mesmo espaço se tornou o recinto da Coopershow. Desde então, o evento reúne diversas empresas e órgãos de pesquisa, levando informação e novidades do mercado agrícola ao produtor. A partir de 2015, essa vitrine de tecnologia agrícola ganhou novas estruturas e foi remodelada para receber melhor o seu público, cada vez mais tecnificado e com acesso à informação.
Desde então, a cada edição uma nova abordagem é implantada para atender a demanda do agricultor.
Além de tecnologias nos setores de insumos, área veterinária, implementos, equipamentos, acessórios e máquinas de grande porte, a Coopershow também oferece a difusão de conhecimento por meio de palestras e momentos de interação entre as empresas fornecedoras de materiais que estão sendo lançados no mercado e o consumidor final, o produtor.
Em 2022 a cooperativa criou a sua Universidade Corporativa Coopermota, fruto do planejamento estratégico de crescimento e desenvolvimento em setores direcionados no mercado agrícola onde atua. Aliado a essa realidade, também cresceu o volume de ações da cooperativa voltadas à geração de valor agregado aos produtos agrícolas comercializados pela Coopermota e outras iniciativas ligadas a este tema.
Com esta proposta de atuação, a partir de 2023, a cooperativa leva para o Campo de Difusão de Tecnologia, recinto de realização da Coopershow, a área experimental de pesquisas da sua Universidade Corporativa, com aproximadamente 4,8 ha. O espaço da Universidade localizado no Campo de Difusão de Tecnologia foi parcelado em talhões de 1.300 m², os quais são direcionados às instituições públicas e empresas parceiras, com o objetivo principal de avaliar produtos e manejos de cultivos, assim como validar novas parcerias. Ainda em 2022, foram realizados alguns experimentos com a cultura da soja, dentre eles: a avaliação sobre o desempenho de herbicidas, estudo sobre variedades, manejo de fungicidas e adubação, além de um estudo do solo sob diferentes adubos verdes. Este campo também é utilizado para a realização de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de colaboradores que cursam o ensino superior integrado à agroindústria e possam ser aplicados na realidade agro regional.
Com o crescimento gradativo da feira, a participação de expositores e visitante tem crescido a cada ano. Na edição de 2023 reuniu cerca de 120 expositores e atraiu aproximadamente 13 mil visitantes. Seu público é reconhecidamente qualificado, sendo formado por produtores rurais ou pessoas que tenham ligação direta ou indireta com o agro.
Para 2024, a feira ampliará a sua realização para quatro dias, com a expectativa de ainda mais expositores e visitantes. Diferentes resultados de desempenho em tecnologia serão apresentados na ocasião e levados para o agricultor, gerando valor e trazendo ainda mais subsídios para o seu trabalho cotidiano.
Coopershow, semeando tecnologia. Colhendo produtividade.